Núcleo Negócios de Impacto Social (GVcenn-NIS)

Criado em junho de 2004 com a missão de construir uma cultura empreendedora na Fundação Getulio Vargas, o Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (FGVcenn) reúne ao redor do tema pessoas de formações diversas para estudar, gerar e propagar conhecimento multidisciplinar, independentemente de suas áreas de especialização.

O FGVcenn tem por objetivo mudar culturas e conscientizar as pessoas sobre o seu potencial como empreendedoras. O FGVcenn parte do princípio de que o empreendedor é o agente da inovação. A inovação exige transformação, tanto da própria empresa, como dos mercados e de todas as pessoas envolvidas.

Dentro de seu espírito inovador, O FGVcenn decidiu criar em 2014, o Núcleo de Negócios de Impacto Social (NIS), com o objetivo de pesquisar, gerar e disseminar conhecimento na área de negócios e empreendedorismo de impacto social. Este núcleo nasce nas comemorações de 10 anos do FGVcenn e de 60 anos da FGV-EAESP e como uma resposta ao crescente interesse tanto de empreendedores como das empresas de ter um propósito maior além de retorno financeiro: de gerar também um impacto positivo na sociedade.

Atividades

As atividades do GVcenn-NIS estão divididas em quatro áreas complementares: pesquisa, publicação, educação & disseminação do conhecimento e apoio ao ecossistema.

1 - Pesquisa

Por ser um tema novo tanto no Brasil como no exterior, o GVcenn-NIS pretende estimular a pesquisa entre alunos e professores tanto da FGV-EAESP, como em conjunto com outras instituições de ensino.

As pesquisas que o núcleo pretende desenvolver em 2014/2015 são:

  • Intraempreendedorismo social: desafios de intraempreendedores para criação de valor compartilhado;
  • Inclusão de Negócios Sociais na Cadeia de Valor de empresas e Governo;
  • Co-criação como modelo para empreendedorismo social (já em desenvolvimento em conjunto com a CBS – Coppenhagen Business School e IIT Roorkie – India);
  • Desenvolvimento de casos de sucesso. Já em elaboração: Artemisia, Geekie, Fundação Telefônica Vivo;
  • Perfil das aceleradoras de impacto social.

Além disso, atualmente três alunos estão desenvolvendo dissertações de mestrado e uma aluna um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com o tema de negócios de impacto social.

2 - Publicação

Para estimular a publicação das pesquisas tanto realizadas pelo GVcenn-NIS como por outros pesquisadores, planeja-se a publicação de uma edição especial sobre Negócios de Impacto na RAE (principal revista acadêmica em administração do Brasil) e GV Casos (Revista da FGV-EAESP especializada na publicação de casos de ensino).

Com um foco mais prático, pretende-se criar uma página especial no site do GVCenn sobre notícias e assuntos ligados ao tema de impacto social, bem como a edição de duas newsletters em 2014.

3 - Educação e Disseminação do Conhecimento

Os professores ligados ao GVcenn-NIS estão desenvolvendo uma série de disciplinas ligadas ao tema:

Disciplina

Curso

Professor

Negócios com Impacto Social

Graduação

Edgard Barki

Empreendedorismo social

Graduação

Tania Limeira e Marcelo Aidar

Low Income Population and Social Business

Mestrado Profissional em Gestão Internacional

Edgard Barki

Outros planos para o GVcenn-NIS são:

  • Criação de um PEC em Negócios de Impacto Social na FGV-EAESP a partir de 2015.
  • Desenvolvimento de palestras e debates para os alunos se interessarem mais pelo tema.

4 - Apoio ao ecossistema

Como forma de alavancar o setor de negócios de impacto no Brasil, o GVcenn-NIS objetiva atuar com diversos atores relevantes: empreendedores sociais, intraempreendedores sociais, ONGs, empresas do segundo setor com foco em criação de valor compartilhado e impacto social e organizações do setor.

As principais atividades planejadas são:

  • Incubação de novos empreendedores sociais, utilizando como base a incubadora do FGVcenn.
  • Desenvolvimento de fóruns de discussão entre os atores do setor. Esses fóruns têm o objetivo de estimular a discussão, o networking e troca de experiências.
  • Desenvolvimento de competição com empreendedores provenientes da base da pirâmide.

Parceiros

O GVcenn-NIS busca parceria com uma série de organizações para o desenvolvimento de suas atividades.

Criaremos uma comissão para discutir as ações estratégicas e táticas do GVcenn-NIS. Algumas organizações que já são parceiras do GVcenn-NIS são: Artemisia, ICE, Potencia Ventures, UNAS e Vox Capital.